Páginas

Exercícios físicos podem reduzir ansiedade em alguns doentes

Exercícios físicos regulares podem reduzir sintomas de doenças em 20%.
A ansiedade costuma acompanhar portadores de doenças crônicas, o que resulta em pior qualidade de vida e aumento da chance de abandonar o tratamento. E, segundo uma análise de pesquisas da Universidade de Geórgia, nos Estados Unidos, exercícios físicos regulares podem reduzir seus sintomas em 20%.
Os cientistas analisaram os resultados de 40 ensaios clínicos aleatórios envolvendo cerca de 3 mil pacientes com variadas condições médicas, como patologias cardíacas, esclerose múltipla, câncer e dor crônica da artrite.
Em 90% dos estudos examinados, as pessoas escolhidas para colocar o corpo em ação apresentaram menos sentimentos de preocupação, apreensão e nervosismo, em comparação com o grupo sedentário.
"Nossos resultados adicionam ao crescente grupo de evidências o fato de que atividades físicas, como caminhada e musculação, podem vir a ser o melhor remédio que o médico pode prescrever para ajudar os seus pacientes a se sentirem menos ansiosos.
Sessões de exercício superiores a 30 minutos se mostraram mais eficazes na diminuição da ansiedade do que as breves. Mas, surpreendentemente, programas com uma duração de três a 12 semanas pareceram ser mais efetivos quando comparados aos de mais de 12 semanas.
A explicação, de acordo com os pesquisadores, é que as pessoas analisadas tinham menor probabilidade de manter-se em atividades extensas.
"Como nem todos os participantes completaram cada sessão de exercício, o efeito da atividade física sobre a ansiedade relatada em nosso estudo pode estar subestimada"

Um comentário:

ANDRÉ ROCHA disse...

POCHA ESSE ASSUNTO É REALMENTE VERDADEIRO POIS MIM SINTO BEM QUANDO FAÇO EXERCICIO