Páginas

Corredor, o retorno

Lesão, preguiça, férias... Existem motivos de sobra para interromper os treinos. Confira as dicas para voltar a correr com pique e segurança.

1. Comece devagar

Não adianta querer seus tempos de volta em uma semana. Pular o treinamento de base pode lhe render lesões e mais tempo parado no futuro. "Não se desespere com a barriga adquirida nas comilanças. Vá com calma e comece em ritmo moderado até conseguir voltar ao pique de antes", sugere Sidney Luiz, de Canguaretama (RN).

2. Aqueça e alongue

"Comece o dia com alongamentos, como se estivesse fazendo fisioterapia", indica Claudio Amoura, de Curitiba (PR). Muitos treinadores recomendam os alongamentos como rotina mesmo, uma prática independente dos treinamentos. E bastam algumas semanas parado para perder flexibilidade. Outra dica importante: antes de treinar, aqueça. Se aquecimento e alongamento já são importantes quando você está em forma, nesse período são obrigatórios.

3. Contabilize o prejuízo

Altair Camargo, Goiânia (GO)
"Olhe para o espelho e note o quanto a barriga cresceu."Alguns dizem que a ignorância é uma bênção. Mas não adianta ficar fugindo da verdade e da balança. Para saber por onde começar, você precisa saber qual é o tamanho da encrenca, em termos de quilos a mais e condicionamento a menos. É o que faz João Camargo, de São Jose dos Campos (SP). "Se paro meus treinos por motivos alheios à minha vontade, vejo em que condição me encontro, e, se preciso, volto a um nível de treino confortável".

4. Tiro de meta

Tenha objetivos claros, como tempos a atingir, provas a completar ou quilos a perder. "Faço a inscrição para uma competição em algum lugar que ainda não fui, ou fui e gostei muito. Daí compro passagens e não tem jeito, é só treinar", conta Valdecarlos Santo, de Cuiabá (MT). Assim fica mais fácil não desanimar durante o treinamento e visualizar a sua conquista em um futuro não tão distante.

5. Sinta seu corpo

Stéphanie Perrone, Porto Alegre (RS)
"Faça um bom período de base para aguentar a temporada de esforço que está por vir.""Não peça mais do que o corpo pode oferecer", diz o paulistano Levi Luis. Se começar devagar e sentir que está cansado, não se acanhe em puxar ainda mais o freio de mão. Você não será um corredor pior e sim um corredor mais inteligente se souber dos seus limites. Rodrigo Fonseca, do Rio de Janeiro, concorda: "Na volta aos treinos é preciso respeitar o próprio corpo".

6. Procure ajuda

Pode ser de um médico, de um parceiro de corrida ou do seu treinador (se ele ainda se lembrar de você...). Isso pode estimular a volta aos treinos e ainda trazer uma opinião de fora — normalmente um pouco mais sensata e realista do que a de um corredor frustrado. Raphael Sores, de Niterói, aproveita os amigos para realizar desafios: "é ótimo para baixar os tempos", acredita.

7. Abra a cabeça

Quem disse que você precisa voltar a correr apenas correndo? Praticar outras modalidades esportivas, como bicicleta e natação, pode ser um ótimo negócio — principalmente se você está voltando de uma lesão. "Minha sugestão é variar os treinos. Alongar e fazer corda, por exemplo, ajudam a retornar às pistas mais suavemente", diz Claudia Webber, de Caxias do Sul (RS).

8. Ano novo, vida nova

Felipe de Souto, Tubarão (SC)
"Depois de um tempo longe das pistas, o retorno deve ser cheio de vontade! Após o fim de ano, importante colocar nas famosas 'listinhas' de promessas o item 'voltar a correr'."Já que você vai ter que começar praticamente do zero, que tal ser um novo corredor? Deixe para trás as suas antigas manias e explore treinos diferentes. "Descobri que desvendar novos percursos me motiva muito. Por isso, tenho treinos com distâncias variadas, inclusive com subidas", diz Valdei Soares, de São Gonçalo (RJ). Também vale trocar o tênis, o grupo de corrida, o sabor do isotônico...

9. Ligue o som

"Para voltar a correr depois das férias, a primeira coisa que fiz foi ligar o som bem alto com as músicas que costumo ouvir durante as corridas", conta a carioca Debora Naslausky. Já Maylor Ledo, de Belém (PA) seleciona uma nova lista de músicas para embalar os próximos treinos e voltar cheio de gás.

10. Aprenda com os seus erros

Em vez de ficar sentindo pena de si mesmo e sofrendo ao lembrar do corredor que você já foi um dia, identifique onde foi que errou. Se a vilã foi a preguiça, encaixe o treino na sua rotina de uma maneira que você não tenha desculpas para não correr. "Se foi por lesão, todo cuidado na volta – faça um percurso plano e fácil, em um horário com pouco movimento", indica Kleber Santos, de Belém (PA).

Nenhum comentário: