Páginas

GORDURA INSATURADA






Gordura insaturada diminui risco para coração
A gordura dos peixes, como salmão, sardinha, atum, e a gordura dos óleos vegetais, como soja, girassol, o famoso azeite. Além da encontrada nas castanhas e amêndoas. Todas essas são insaturadas.


Cientistas americanos comprovaram que o uso de gorduras consideradas saudáveis diminui bastante o risco de doenças do coração.

Muitos vão dizer que picanha é uma delícia, vão achar que é impossível começar o dia sem pão com manteiga. Mas a gordura, seja a da carne ou da manteiga, faz mal à saúde. É uma gordura saturada.

E a medicina já provou que esse tipo de gordura e a trans, encontrada em alguns biscoitos, bolos, alimentos processados, contribuem para o aumento do nível de colesterol LDL no organismo. Este é o "colesterol ruim", que entope as artérias. Mas há gorduras e gorduras. E uma delas não faz tão mal assim.

Pesquisadores de Harvard, nos Estados Unidos, revisaram oito estudos que envolveram mais de 13 mil pessoas e eles concluíram que aqueles que deixaram de lado a gordura saturada e passaram a consumir a insaturada passaram a ter um risco 19% menor de ter um problema no coração.

A gordura dos peixes, como salmão, sardinha, atum, e a gordura dos óleos vegetais, como soja, girassol, o famoso azeite. A gordura encontrada nas castanhas, amêndoas. Todas essas são insaturadas e amigas do "colesterol bom". Elas não ficam impregnadas nas paredes das artérias.

Os pesquisadores concluíram também que, cada vez que você aumenta em 5% o consumo de gorduras insaturadas, a boa gordura, você reduz em 10% o risco de problemas no coração.

Mas os estudiosos ressaltam que a dieta perfeita não é baseada só nessas gorduras insaturadas. Os legumes, as verduras, as frutas também têm lugar garantido em uma vida saudável.

Nenhum comentário: