Páginas

OBESIDADE

Obesidade
O que é obesidade?
A obesidade é uma doença multifatorial e plurimetabólica que facilita a falência de múltiplos órgãos, deteriorando suas funções com repercussões psicossomáticas patalógicas e desencadeando piora na qualidade de vida por conseqüência pode causar a morte precoce.

Obesidade tem cura?
Não na maioria dos casos, mas pode regredir com dietas, atividades físicas e medicamentos, mas sempre deve ser orientado por médicos e nutricionistas.

Por que eu engordo?
Porque a ingestão em números de calorias (alimentação) é maior que o consumo. O diferencial é armazenado sob forma de gordura.

Onde são absorvidos os alimentos para que eu engorde?
A absorção dos alimentos se faz em todo o intestino delgado. Os segmentos de intestino delgado mais próximos do estômago têm poder maior de absorção que os mais distantes. A vitamina B12 é principalmente absorvida no final do intestino delgado. O estômago tem a função de receber os alimentos formando o bolo alimentar, para que o intestino absorva, mas absorve pequenas quantidades de álcool e ácido acetil salicílico (aspirina).

Por que tenho tanta facilidade para engordar e dificuldade para perder peso?
Porque você absorve 100% do que ingere e seu gasto calórico está diminuindo. Uma pessoa que não é obesa tem, aproximadamente de 4,5 a 7,0 de intestino delgado e seu diâmetro varia de 1,5 cm a 3,0 cm, representando aproximadamente uma área de 250 m2 para absorção dos nutrientes, equivalente a um campo de tênis.
Uma pessoa obesa tem o intestino delgado mais longo e mais calibroso do que o não obeso. Durante 14 anos foram feitas análises das medidas de pacientes operados e foi concluído que a absorção de nutrientes chega a cinco vezes do normal.
Em outros casos os pacientes comem em menor quantidade e são hipometabólicos (gastam poucas calorias em relação aos demais), contudo, existem inúmeros outros fatores que podem contribuir para o ganho de peso.
É de origem familiar?
Aproximadamente 30% dos casos são de origem familiar.

Como poderei perder peso?
Com dietas orientadas por médicos e nutricionistas, auxiliadas por algum tipo de atividade física. Com dietas e medicamentos que desencadeiam a diminuição do apetite ou queima calórica ou com tratamento cirúrgico. Apenas 5% das pessoas obesas emagrecem com dietas e atividades físicas e não voltam a ganhar peso em um período de 5 anos. 5% das obesidades são de origem endócrina e de difícil manuseio e 90% poderão ter regressão da obesidade com algum tipo de tratamento cirúrgico. Notemos que 95% das obesidades são oriundas de erro alimentar.

Onde é o centro da fome e da saciedade?
O centro da saciedade fica no encéfalo, no local denominado Ventro Medial, que inibe a fome. O centro da fome fica no encéfalo, no local denominado Ventro Lateral, e é estimulado desde que a pessoa nasce até quando a pessoa morre. Existem peptídeos e outros fatores ainda não bem conhecidos que também propiciam o ganho de peso.

Por que tenho episódios de fome voraz?
Porque seu corpo está em desequilíbrio organopsicoemocional.

Como controlar o apetite e conservar o peso perdido?
Com tratamento psicológico aliado a dietas, exercícios e medicamentos ou com algum tipo de cirurgia.

Nenhum comentário: